Ansiedade de Separação | Petzera

Ansiedade de Separação

Publicado: 28/06/2018

Você já chegou em casa e viu que o seu cãozinho fez uma bela bagunça?

Ou ele chora enquanto você está fora?


Saiba que isso pode ser sinal do pânico que eles sentem quando se veem sozinhos e com algumas dicas você e seu cachorro ficarão mais aliviados quando ele estiver sozinho: 


1. Leve seu cachorro para um bom passeio

Deixar seu cachorro cansado é uma ótima opção, pois seu cãozinho irá dormir quando você sair de casa;


2. Se um passeio não é possível, tente brincar com seu cachorro

Uma brincadeira de 20 a 30 minutos vai ter o mesmo efeito de um passeio, quanto mais cansados, mais calmos eles vão ficar;


3. Associe a sua saída com um petisco delicioso ou um brinquedo

Dê ao seu dog um brinquedo ou o petisco favorito dele sempre que você estiver saindo, uma opção é esconder os petiscos pela casa ou em brinquedo recheáveis. Isso vai manter seu cachorro ocupado por algum tempo. Sem contar que ele vai passar a associar sua saída com um momento muito prazeroso.


4. Deixe seu cão menos sensível aos “gatilhos de ansiedade”

Sempre que você pega as chaves, veste um casaco, coloca os sapatos ou um perfume específico, seu cachorro sabe que você está pronto para sair e, às vezes, até tenta te impedir. O jeito é anular o efeito desses gatilhos. É só ensinar que mexer nas chaves não significa que você está sempre de saída. Acione o gatilho em outros momentos. Logo a associação vai enfraquecer.


5. De início, deixe-o sozinho por curtos períodos de tempo

Comece com uns 5 ou 10 minutos. 

Quando você se der conta de que ele já não fica mais tão agitado, aumente o período de tempo até ele finalmente se acostumar com horas e horas longe do seu querido dono.




Lembre-se que é muito importante ter paciência e esforço, mas de forma gradativa seu cãozinho irá se acostumar com a rotina.


Gostou do artigo? Faltou alguma coisa? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

 

Nós da Petzera sempre buscamos auxiliá-lo na sua relação com o seu pet, portanto ao longo do texto, colocamos alguns links de sugestões para que possa conhecer mais sobre alguns produtos relacionados ao tema.

Espero que aproveitem!

Voltar

Curtiu nossas dicas? Inscreva-se!