Como treinar seu filhote a fazer xixi no lugar certo em 5 dias | Petzera

Como treinar seu filhote a fazer xixi no lugar certo em 5 dias

Publicado: 16/05/2018

Cães são naturalmente animais limpos, por isso não querem fazer xixi e cocô onde dormem, então com muito pouco esforço você pode ensinar-lhes que a casa é sagrada e qual é o melhor local para fazerem suas necessidades.

Este método demora cerca de 5 dias. Em alguns casos, pode demorar um pouco menos, mas raramente demora mais. Ideal para ensinar o seu novo filhotinho em um final de semana ou em poucos dias de férias.

Invista um pouco de tempo agora, que irá agradecer no futuro!


Cinco dias para treinar seu filhotinho

Se você quiser deixar seu cãozinho fazer parte de sua família, principalmente, se ele for dormir dentro de casa, a primeira coisa que você precisa é de uma caixa de papelão. Esta caixa faz a função do ‘ninho’ que a mãe de seu filhote fez enquanto ainda o amamentava. Dessa forma, ele ficará confinado a uma pequena área enquanto você dorme ou não consegue vê-lo.

A caixa deve ser grande o suficiente para o filhote se esticar e dormir confortavelmente, mas não tão grande que permita ele separar o cantinho de dormir da bagunça. Deve ser alta o suficiente para que ele não consiga sair.

Você pode usar uma caixa comercial, como as caixas de transporte, porém tenha o cuidado de não a usar por muito tempo, isso pode fazer com que seu cachorrinho desenvolva anormalidades psicológicas, como correr para a caixa toda vez que ficarem com medo.

Lembre-se sempre que é importante fazer um certo planejamento ao adquiri um filhotinho, é importante que tenha tempo para que vocês interajam, se adaptem a nova vida e criem um vinculo de afeto!

Primeira noite com seu novo filhotinho

Não dê nada ao seu novo cachorro para beber depois das 6 da tarde. Se você chegar em casa depois disso, não dê nada a ele à noite. Não se preocupe, ele não vai morrer de fome ou de sede.

Se você está levando para casa um pequeno Chihuahua, Yorkie ou Maltês, pode dar-lhe um pouco de ração ou leite apenas para manter o açúcar no sangue durante a noite. Se o filhote estiver mais velho, não precisa se preocupar com essa questão, você pode discutir sobre isso com o seu veterinário ou com o criador da qual comprou o filhote.

Brinque com ele do lado de fora, mas não o sobrecarregue, então leve-o para uma caminhada final um antes de irem dormir. Faça isso mesmo se você tiver que acordar o filhote para ir passear. Se você não o levar para esta caminhada final, ele provavelmente precisará fazer xixi no meio da noite.

Quando for a hora de dormir, coloque o filhote exausto em sua caixinha de papelão e coloque itens que a deixará aconchegante, como cobertinhas e brinquedos de pelúcia.

Um dia típico de treinamento

Este é o resumo de um dia típico de treinamento:

 

 

5h (aprox.)

Assim que seu filhote acordar, leve-o para fora ou para seu tapete higiênico. Não o coloque no chão até que ele esteja no lugar apropriado.

Café da manhã

Dê a ele sua alimentação recomendada pelo veterinário, deixe-o brincar com um de seus brinquedos ou brinque com ele no quintal. Quando o cãozinho estiver cansado, ele pode ser levado de volta para sua caixa, o mantenha próximo a você.

No fim da manhã

Quando o filhote acordar, leve-o para um intervalo do xixi antes de levá-lo para sua refeição. Alguns filhotes precisarão fazer suas necessidades quase que imediatamente, alguns vão querer brincar primeiro. Você pode levá-lo para outra pequena caminhada para estimular seus intestinos. Quando ele está cansado, deixe-o tirar outra soneca em sua caixa.

Tarde

Assim que seu filhote estiver acordado, leve-o ao banheiro. Este é o melhor horário para dar ao seu filhote uma refeição caprichada e depois brinquem bastante.

18h (aprox.)

Dê a última refeição do dia, tire a água e depois que o seu filhote tiver tido tempo para brincar, leve-o para sua caixa de papelão para dormir. A caixa precisa estar onde você está para passar a noite para criarem um vínculo de amizade entre vocês - na sala de estar assistindo TV, no escritório na internet, etc.

23h (ou o horário em que for dormir)

Leve o cãozinho para um intervalo e andar um pouco, mesmo que tenha que acordá-lo.

23h às 5h da manhã

A maioria dos filhotes será capaz de dormir durante toda a noite se for levado para este último passeio. Alguns cães pequenos são mais propensos a acordar no meio da noite.

 

https://www.petzera.com.br/cachorros/higiene

Primeiro dia

Seu filhote provavelmente vai acordar você cedo, talvez assim que o dia clarear, perto das 5h da manhã. Ele pode choramingar para acordá-lo ou latir.

Não o ignore. Ele não tem um botão "soneca" e este não é o momento de ganhar alguns minutos extra de sono. Se o seu cachorro for forçado a fazer xixi ou cocô em sua caixa de papelão ou onde ele dorme, você deverá se preparar para muito trabalho extra.

Deixe o sono de lado e leve o seu cachorrinho para fazer xixi. Ele pode precisar ir assim que você o puser no chão, então levante-o e leve-o para fora (ou para a área do apartamento em que você vai usar os tapetes higiênicos). Depois que ele acabar, você pode brincar com ele por um tempo.

Se você quiser tirar outro cochilo curto antes de começar o seu dia, você pode colocar seu cachorrinho de volta a sua caixa e ajustar o alarme por mais uma hora. Se você está pronto para começar o dia, vá em frente e dê a ele o café da manhã e um pouco de água.

Traga a caixa de papelão para junto de onde for ficar e quando o cachorro terminar de comer deixe-o tirar outra soneca. Se ele não estiver pronto logo após comer, brinque com ele e ele logo estará.

Depois de cerca de duas horas, você precisa acordar seu cãozinho e levá-lo para fora ou para seu tapetinho higiênico, novamente. Se o filhote não quiser fazer xixi imediatamente, não desista e deixe-o correr pela casa, mas fique com ele.

Depois que o filhote for ao ‘banheiro’, elogie-o bastante. Este é um bom momento para levar seu cachorro para passear. Filhotes de cachorro cansados ​​gostam de dormir mais.

Por volta das 11 da manhã, dê ao seu filhotinho sua segunda refeição. Ele já estará cansado depois de sua caminhada e pode ter certeza que uma barriga cheia e um filhote cansado é igual a outra soneca. Se não, leve-o para outro passeio curto. Não exagere, pois se você andar muito, pode acabar energizando-o de volta!

Deixe-o em sua caixa de papelão até depois do almoço, mas tire-o novamente antes que ele peça para se levantar.

É recomendado dar um segundo lanche por volta de 15h ou 16h da tarde e depois a última refeição leve do dia às 18h da tarde. Quando o cãozinho terminar esta refeição final, tire a água. Não estranhe, filhotes precisam se alimentar várias vezes ao dia em poucas quantidades, pois têm estomago muito pequeno e, se não alimentados, podem apresentar hipoglicemia, que é um baixo nível de glicose no sangue.

Leve-o para outro passeio curto pelo quintal ou suba e desça as escadas do apartamento, depois deixe-o dormir na caixa próximo a você.

Mesmo que o seu cachorro durma a noite toda, você ainda precisa levá-lo ao ‘banheiro’ antes de você ir dormir. Se você o acordou, ele pode querer brincar com você ou com um de seus brinquedos, antes de fizer xixi ou cocô. Dê-lhe algum tempo, mas não o leve de volta para sua caixa de papelão até que ele tenha terminando e esteja pronto para dormir novamente. Ele deve dormir a noite toda!

Segundo dia

Se o seu cachorro não te acordar até às 5h da manhã, coloque seu despertador para este horário e leve se cãozinho para um intervalo do xixi antes do sol nascer. Lembre-se, não o coloque no chão até que ele esteja no local definido, fora de casa ou em cima de se tapetinho higiênico.

O resto do dia pode continuar como no dia anterior. O ideal é que fique em casa durante esse processo. Concentre-se no seu projeto! Passe o dia em casa, acompanhe seus programas de TV ou veja seus sites favoritos na Internet.

O almoço, a refeição da tarde e o lanche da noite devem ser todos iguais ao dia anterior.

Não se esqueça de levá-lo para o xixi noturno por volta de 23h. Acorde-o se precisar.

Terceiro dia

Na terceira manhã, seu filhote estará entrando em sua rotina. Não pense em quebrá-la. Se puder, você ainda deve ficar em casa com ele, então certifique-se de que ele tenha suas refeições na hora certa, suas pausas para xixi e cocô no horário e muita atenção e carinho.

Quando ele for dormir à noite, não se esqueça de acordá-lo para ir ao banheiro 23h da noite, ou antes de você ir dormir.

Quarto dia

Este é apenas mais um dia de acordar às 5h da manhã, alimentá-lo nos horários definidos, muitos cochilos e um intervalo noturno para o xixi e o cocô.

Quinto dia

Está ficando cansado já? Levantar-se cedo não é divertido, mas, certamente, a limpeza dos acidentes no tapete nas próximas semanas seria ainda menos prazerosa. Passe o dia cuidando do seu novo cachorrinho.

Sexto dia

Após a sua rotina matinal, você pode deixar o filhote sozinho hoje em seu cantinho definido. O ideal é que faça um cantinho livre de objetos que ele não deve pegar ou até que providencie um cercadinho, isso não é para evitar que ele faça xixi em sua casa, mas, como todos os filhotes gostam de explorar e mastigar e, se você deixar qualquer coisa no nível dele, ele a encontrará e poderá morde-la.

Você deve deixar objetos que ele possa morder como um pedaço de madeira, uma pequena garrafa plástica (limpa) ou brinquedinhos dedicados a ele!

Não o deixe sozinho por muito tempo. O recomendado é que não fique longe mais de 3 horas. Certifique-se de que ele tem algo para morder e um cobertor macio para se deitar. Você certamente não precisa deixar comida para baixo para ele. Se você estiver fora por até 3 horas, seu filhote ficará bem sem água também.

Se você o deixar com acesso à água em seu cercadinho porque ficará sozinho durante todo o dia, você pode ter outro problema. Seu cãozinho provavelmente vai fazer xixi lá e todo esse processo precisará ser iniciado novamente. Não será tão fácil na segunda vez. Apenas o deixe sozinho o dia todo com acesso ao local definido para o xixi e cocô.

Você pode cortar a frente da caixa e continuar a usá-la como cama por alguns dias. A maioria dos filhotes dormirá durante a noite e não se levantará de manhã até que você os tire (ainda muito cedo, desculpe!).

Se o seu cachorrinho fizer xixi ou cocô dentro de casa ou em um local que não é o definido, apenas respire fundo e supere isso. Este método funcionará com a maioria das raças e também com novos membros da sua família. Filhotes de lojas pet ou de canis, que foram criados em gaiolas sujas com seus próprios xixi e cocô, terão que aprender a ser limpos e terão muito mais dificuldades em ser treinados. Então, gaste um pouco mais de tempo para verificar e comprar de um criador responsável ou até adote da rua!

Alguns filhotes podem ter dificuldades em controlar suas bexigas até terem 7 semanas de vida. Quando seu cãozinho tiver 8 semanas, ele não deve mais fazer xixi dentro de casa.

Isso não significa que nunca haverá um acidente. Às vezes, um filhote de cachorro pode se distrair brincando com crianças ou com seus brinquedos e, simplesmente, não conseguirá segurar o xixi, ele vai agachar e fazer onde está. Realmente não é culpa dele, qualquer um que tenha criado uma criança sabe que esses acidentes acontecem mesmo depois de um treino de penico. Não castigue o seu cachorro por esse acidente. Você pode treiná-lo em 5 dias, mas esteja preparado para um erro ocasional. Sempre o parabenize e o elogie quando vê-lo usando o local correto!

Este treinamento irá ensinar ao seu peludo onde é o local certo de fazer xixi e cocô! E certamente ajudará muito a vocês criarem uma relação mais forte de amizade e companheirismo!

Fonte: Pethelpful

 

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

 


Nós da Petzera sempre buscamos auxiliá-lo na sua relação com o seu pet, portanto ao longo do texto, colocamos alguns links de sugestões para que possa conhecer mais sobre alguns produtos relacionados ao tema.

Espero que aproveitem!

Voltar

Curtiu nossas dicas? Inscreva-se!