Como Escolher a Cama para seu Cachorro: Guia Definitivo 2019 | Petzera
Apesar da maioria dos cachorros gostarem de deitar e se acomodar em uma infinidade de lugares pela a casa, incluindo sua cama, é importante que seu cão tenha sua própria caminha para dormir e descansar à noite. Um cantinho onde ele sinta que é seu refúgio, o deixará muito feliz!
As escolhas para cama de cachorro podem parecer infinitas, mas não se preocupe! Neste guia vamos te ajudar a fazer a melhor escolha para você e seu cachorrinho. Pense nas necessidades do seu cachorro antes de comprar. Ele tem algum problema de saúde? Considere também a idade do seu cão e sua personalidade ao escolher uma caminha.
Além disso, não se esqueça das suas próprias preocupações, como o tamanho da cama e o preço, bem como se a caminha combina com a sua decoração.

Passo 1 - Entenda as necessidades do seu cachorro


Como ele dorme?

Cachorro engraçado dormindo no chão de barriga para cima.Cachorro sereno dormindo no chão enroladinho.

Pensar no estilo de dormir do seu cão é uma parte importante da escolha da cama certa. Cachorros que dormem completamente esparramados precisam de uma cama grande. Se o seu cachorro gosta de se aconchegar, no entanto, precisará de uma caminha menor e com encostos ao redor para se apoiar.

Da mesma forma, observe seu cachorro. Ele tende a sentir frio ou calor enquanto dorme? Diferentes formas e estilos de caminhas podem ajudar seu cãozinho a regular sua temperatura corporal e algumas camas podem vir até com aquecedores ou com almofadas geladinhas.

  • Avalie se seu cachorro gosta de destruir as coisas. Se você sabe que seu cão é daqueles que gostam de mastigar e destruir tudo, considere uma cama mais simples e barata, sem muitos recursos extras. Assim não vai custar muito para substituir se for preciso. Se achar que ele não vai destruir a caminha, pode valer a pena considerar opções mais legais para ele. 

Defina um tamanho adequado

Cachorro dentro de uma cama para cachorro muito pequena.Cachorro deitado em uma cama para cachorro muito grande.

Você quer dar ao seu cão espaço suficiente para se deitar confortavelmente no final de um dia agitado. Uma boa regra é medir o seu cão enquanto ele dorme, desde o focinho até o começo do rabo. Então, adicione de 15 a 30 centímetros para determinar o comprimento (ou o diâmetro) da caminha que for escolher. Os centímetros adicionais são importantes principalmente se a cama tiver encostos ao redor.

  • Tenha em mente se o seu cachorro está totalmente crescido nesse momento. Se não estiver, você pode optar uma cama maior do que o necessário, para que você não precise substitui-la tão rapidamente.
  • Se o seu cão for um filhote e você optou por já comprar uma cama maior, poderá adicionar cobertores ou almofadas a uma cama maior para ajudar seu filhote a se sentir seguro. Alguns modelos já vem com almofadas inclusas.

Pense em necessidades especiais

Cachorro idoso deitado em almofada para cachorro.Cachorro com pata enfaixada deitado.

A idade do seu cachorro ou problemas de saúde devem ser consideradas ao selecionar um tipo de caminha. Camas ortopédicas atendem a cães com dor nas articulações ou artrite, enquanto aquelas com maior possibilidade de ventilação podem ser boas para cães de pelo longo.

  • Os colchões ortopédicos feitos de espuma viscoelástica de alta densidade tomam a forma do seu cachorro e oferecem conforto e apoio para aliviar as dores e incômodos do seu cão. 
  • Para cães que moram em locais mais quentes ou com pelo espesso ou comprido, as camas mais frescas são essenciais, pois eles tendem a passar calor mais facilmente enquanto dormem. Eles se dão bem com camas sem bordas, como as almofadonas e também as redes, uma vez que o ar flui sob o cão enquanto ele dorme.
  • Para climas frios, as caminhas com bordas nas laterais e as tocas ou cabanas além de darem mais aconchego também oferecem maior isolamento térmico.

Avalie o material do tecido e do enchimento

Cachorro filhote no chão puxando fios de lã com a boca ao lado de cesto.

Camas de cachorro estão disponíveis em uma variedade de materiais que podem ajudá-lo a lidar com problemas como incontinência, odores ou alergias.

  • As camas impermeáveis são ideais se o seu cão for mais velho e incontinente, ou se ele gosta de chegar molhado na caminha. Se sua cama não for à prova d'água, você pode adaptar uma cobertura deste material para colocar sobre ela.
  • Existem opções de caminhas em tecido 100% algodão caso seu cachorro tenha sensibilidade à tecidos sintéticos como o poliéster ou o poliuretano.
  • Prefira também enchimento em fibra siliconada antialérgica para cachorros com maior sensibilidade.
  • Existem também capas hipoalergênicas que você pode estofar com o que quiser. São uma boa opção se o seu cão for muito sensível. Dessa forma, você pode experimentar vários recheios diferentes para ver qual funciona melhor.

Passo 2 - Conheça os estilos de cama para cachorro


Solução mais fácil: Cobertor ou Edredom

Cobertor ou Edredom para cachorro azul claro enrolado e amarrado.Cobertor ou Edredom para cachorro azul escuro enrolado e amarrado.

Cobertores (também chamados de edredons) são uma boa escolha se o seu cão é do tipo que dorme em qualquer lugar. Eles podem ser usados para cobrir e proteger estofados se o seu cão dorme em um sofá, ou eles podem oferecer um pouco de calor se o seu cãozinho normalmente gosta de dormir no chão.

  • Se o seu cachorrinho dorme em uma caixa, você pode comprar um cobertor para cachorro e colocar dentro dela. Outra opção é usar uma cobertinha velha dentro da caixa para oferecer mais maciez e conforto.
  • Para climas frios, um cobertor pode ser um ótimo complemento para outros estilos de caminhas.

Almofadonas: Ideal (mas não exclusiva) como Cama para Cachorro Grande

Almofada para cachorro em formato de ursoAlmofada para cachorro estampada de biscoitosColchonete para cachorro estampado azul.Almofada para cachorro estampada vermelha

Uma cama no estilo de almofada (ou colchonete) com enchimento macio é boa para cachorros grandes e que se esticam ou se espreguiçam enquanto dormem. Cães grandes tendem a se esticar o máximo possível enquanto dormem, então a liberdade oferecida por uma almofadona ou um colchonete retangular irá atender o seu amigão sem problemas.

  • Em modelos mais baratos, o enchimento pode ceder ou se dissipar com o tempo. Prefira modelos de qualidade e que possuam a capa removível para limpeza, já que lavar a cama toda diminuirá a vida útil dela.
  • Se o seu cão tende a morder, selecione um modelo feito de materiais resistentes.
  • Modelos com tecido impermeáveis tem maior durabilidade e irão reter menos odor no enchimento.

Camas Tradicionais: Máximo conforto

Cama para cachorro oval estampada de ossinhosCama para cachorro estampada de melanciaCama para cachorro quadrada estampada de bolas azuis.Cama para cachorro retangular listrada em azul e branco.

As camas tradicionais se adequam à maioria dos animais. Em diversos formatos, como retangulares, quadradas, redondas ou ovais, estas caminhas são como mini sofás, com uma borda elevada que seu cão pode descansar a cabeça. Essas bordas ajudam a manter o calor e a sensação de segurança para seu cãozinho.

  • Camas tradicionais também podem ajudar seu cão pequeno a ficar quente enquanto dorme.
  • Como os altos lados de espuma dessas camas geralmente impedem que você os coloque na máquina de lavar, certifique-se de que elas tenham as almofadas removíveis para facilitar a limpeza.
  • As camas reforçadas podem ser caras, já que tendem a ser muito bem feitas com recheio durável.
  • Esse estilo também pode ocupar um espaço maior, por isso, certifique-se de ter um bom local antes de comprar.

Cabanas ou Tocas: Proteção e Refúgio

Tenda ou cabana para cachorro estilo tenda com almofada vermelha e ossinho azul.Toca para cachorro aveludada bege imitando ursoCaverna para cachorro em formato de Iglu estampada de bolas azuis.Cama para cachorro estilo ninho com cara de gato

Procure uma cama em estilo de toquinha se seu cão gosta de cavar, ele vai se sentir acolhido. Essas camas, com uma forma de caverna também são chamadas de iglus de vez em quando. O design semi-coberto é ideal  para os cães que gostam de ficar quentes, cobertos e aconchegados enquanto dormem. Eles também podem ser bons para os cães mais velhos que têm dificuldade em se manterem aquecidos.

  • As camas em estilo de caverna oferecem ao seu cachorro um lugar para “se esconder” se ficarem estressadas durante o dia, para que possam ser boas para os cães propensos à ansiedade.
  • Estas camas são normalmente projetadas para cachorrinhos menores, aqueles que pesam menos de 10 kg.
  • Existem modelos para cachorros maiores, porém verifique com atenção se o tamanho será adequado ao do seu cachorro.

Redes para cachorro: Fresquinhas e fáceis de limpar

Rede para cachorro em MDF e tecido com almofada de ossinho amarelo.Cachorro deitado em rede para cachorroRedinha para cachorro em MDF e tecido de algodãoCachorro deitado em rede de cachorro na praia

Considere uma cama de rede para facilitar a limpeza. Semelhante a redes humanas, essas camas são elevadas e feitas de um material resistente afixado a uma estrutura. Elas podem ser boas se o seu cão é incontinente, pois são fáceis de lavar e não há lugar para a urina se acomodar e causar mau odor.

  • Estas camas não oferecem muita sustentação, por isso não são ideais para todos os cães.
  • Oferecem boa ventilação, são uma ótima opção caso seu cachorrinho tenda a sentir calor enquanto descansa.
  • Alguns cães podem se sentir desconfortáveis por estarem elevados acima do chão durante o sono.

Passo 3 - Considere as suas necessidades


Escolha uma caminha fácil de manter

Talvez a consideração mais importante ao escolher uma cama para o seu cachorro seja escolher uma que possa ser facilmente limpa. As caminhas para cães precisam ser limpas com frequência para controlar odores, pulgas e sujeira. É aconselhável que a capa externa semanalmente ou a cada 15 dias.

Determine seu orçamento antes de comprar ;)


É fácil exagerar na hora de comprar uma cama para o seu cãozinho, já que você quer que seu filhote tenha o melhor de tudo. Se você não tem um preço em mente antes de começar a pesquisar, você pode acabar lamentando suas compras depois. Os preços podem variar de R$ 150 a R$ 300 para camas suspensas ou redes de animais de estimação, enquanto que as caminhas tradicionais podem variar de R$ 50 a R$ 300.

  • Pesquise em grandes varejistas, pet shops e lojas on-line para comparar preços e recursos.
  • Não se esqueça de que você pode precisar substituir periodicamente suas capas ou até mesmo seus colchões se eles ficarem excessivamente sujos ou gastos. Manter isso em mente durante as compras pode ajudá-lo a tomar uma decisão financeira sensata.

Encontre uma cama que se adapte bem à sua casa

Enquanto você definitivamente quer que seu cão fique confortável em sua nova caminha, você também não quer que ela domine a sala em que está. Os cães tendem a preferir que suas camas sejam situado em uma área tranquila da casa que não esteja em um local de passagem. Dessa forma, seu animal de estimação poderá escapar para seu cantinho quando necessário, observe qual o local da casa ele mais gosta de dormir.

  • A beleza da caminha também é um item a ser levado em consideração. Por ser um artigo grande que chama à atenção, verifique se ela se combina com o estilo de decoração de sua casa.
  • Se o espaço é uma preocupação, você pode ser pode optar por uma cama embutida em um móvel planejado, por exemplo, ou que possa ser guardada no espaço quando não estiver sendo usada.

Fontes:

1. https://www.wikihow.com/Select-a-Dog-Bed

2. http://dogsaholic.com/care/best-dog-beds.html

Curtiu nossas dicas? Inscreva-se!